Empresários industriais e profissionais formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo estado já podem acessar o portal www.senai-to.com.br/bancodetalentos e usufruir das ferramentas de integração entre estes públicos a fim de suprir a demanda por mão de obra qualificada. O lançamento aconteceu na noite desta quinta, 05/03, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas.

O Banco de Talentos recebeu a base de dados dos alunos e ex-alunos do SENAI e dispõe o histórico das formações feitas na instituição para consulta das empresas industriais que se cadastrarem no site (via CNPJ). Na região Norte, o SENAI Tocantins foi o primeiro estado a desenvolver a ferramenta após pesquisa de iniciativas de referência na área nos estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Por meio do Portal, o SENAI obtém informações como o número de empresas que estão abrindo e divulgando novas oportunidades de trabalho, empresas que acessam e não conseguem preencher as vagas oferecidas, alunos que estão cadastrados e ainda não foram aproveitados pelo mercado de trabalho, dentre outras. “Esse é um primeiro passo que permitirá extrair informações estratégicas, on line, para a tomada de decisão”, complementa a diretora.

“Formar jovens para novos desafios é tão importante como encontrar ferramentas inovadoras como essa que, com certeza, será um grande sucesso”, disse a vice-governadora do Estado do Tocantins, Cláudia Lélis.

A novidade foi bem recebida pelo aluno do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do SENAI em Palmas, Wander Wallacy de Oliveira. “Facilita porque a área técnica abrange muito mercado e quem sai do curso, às vezes sai meio perdido do que ele quer. Ali ele vai poder ter um contato mais direto com as empresas, seus gerentes e área de RH”.

A responsável pela área de Recursos Humanos, Pessoas e Organização da Odebrecht ambiental (Saneatins), Maria Duarte, ratifica os benefícios apontados.  “É uma excelente ferramenta de encontro da indústria com os talentos. Os profissionais recém formados, muitas vezes, buscam um canal de comunicação com a empresa e não conseguem encontrar de forma clara. É um caminho mais legítimo e mais digno para o profissional e para a empresa de buscar esses talentos”, avalia.

Todos os serviços disponíveis no portal para as empresas e profissionais formados no SENAI são gratuitos. Os alunos e ex-alunos devem acessar o endereço www.senai-to.com.br/bancodetalentos  para atualizar e complementar as informações de seu currículo que poderá, inclusive, ser impresso. O lançamento contou com palestra do psicólogo e consultor em Gestão Empresarial, Waldez Luiz Ludwig que falou sobre o tema Talentos e Oportunidades.

“Todos nós empresários já testemunhamos o crescimento de um verdadeiro talento, que muitas vezes começou lá de baixo e se tornou um braço direito na empresa. É para isso que criamos o Banco de Talentos, para que o sonho de mostrar competência, se una à necessidade de encontrar os melhores”, concluiu o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires.