Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Após o governo do Tocantins anunciar nesta quinta-feira (26)  que  600 policiais civis retornaram ao trabalho,  a categoria foi às ruas das principais cidade do Estado nessa manhã  para mandar um recado ao Governador e dizer que a greve continua. Em Araguaína, os grevistas fizeram uma manifestação no centro da cidade, com faixas, apitos e nariz de palhaço.  Além de usar estilingue e espada de Super-herói, em crítica ao recolhimento das armas.   

“A greve está 100%. Não tem como voltar ao serviço, porque estamos trabalhando com estilingue. Ele (governador Marcelo Miranda) tomou nossas armas, nós não temos condições de dar segurança para nós mesmos, para os nossos familiares, quanto mais para a sociedade. Então, não tem essa história de que a greve acabou. Quem acaba a greve é só o Governador na hora que ele resolver ouvir os trabalhadores da polícia civil,” afirmou Davi Fernandes, representante da Aspol.

Continuidade da greve

O vice-presidente do Sinpol, Weberson de Oliveira Silveira, explicou que os dados divulgados pelo Governo são inverídicos e que a greve continua nas principais cidades do Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi, entre outras. Ele ainda afirmou que a suspensão judicial do decreto que derrubou as promoções da PM mostra que as ações do governo em retirar as conquistas da PC  são ilegais também. Silveira ainda enfatizou que há esperança de acabar a greve ainda esse final de semana, mas tudo depende de Marcelo.

A espada do He-Man

Durante a manifestação, Jaldo Carneiro  estava com uma espada do Super-herói He-Man, e explicou o simbolismo. “É a substituição das nossas armas que o Governo recolheu. Como entregamos nossas armas, resolvi substituir a arma por esta espada. Talvez, simbolicamente, o bandido fique temeroso ao vê uma arma dessa (espada do He-Man) que é perigosa,” ironizou.

Retorno de PCs

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que desde que a greve foi declarada ilegal pela Justiça, em 3 de março,  foi dada a oportunidade aos policiais que se encontravam em situação de insurgência que comunicassem, por escrito, seu retorno ao trabalho, até as 18 horas desta quinta-feira (26).

Até ontem,  cerca de 600 civis já fizeram este comunicado para retornar ao trabalho.  “A SSP ressalta que os dados ainda estão em fase de consolidação, devendo ser concluído nesta sexta-feira, data em que o Governo do Estado espera que os serviços que estavam paralisados sejam retomados,” ressalta.