Redação

A decisão polêmica da Assembleia Legislativa do Tocantins de aprovar nessa quinta-feira (26) moção de repúdio ao beijo gay das atrizes Fernanda Montenegro e Natália Timberg, na novela Babilônia da Rede Globo foi criticada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins.

A entidade emitiu nota pública assinada pelo presidente da Comissão de Igualdade da OAB-TO, Silvanio Mota, nesta sexta-feira (27). Ele considerou "desproposital" a atitude dos parlamentares tocantinenses. "É um despropósito, porque temas importantes para apreciação e debate dos nobres parlamentares não faltam, como o problema grave na saúde, segurança pública, etc", afirmou.

Mota afirmou que a OAB-TO luta por uma sociedade igualitária e justa que respeite os direitos humanos e a cidadania, inclusive das pessoas LGBT. "Afinal, o que pode haver mais em um beijo, senão afeto?", questionou. 

Autor do requerimento

Dos 24 deputados estaduais, 12 votaram a favor do requerimento nº 945, de autoria do deputado e pastor Eli Borges (Pros). Dois deputados votaram contra, três se abstiveram de votar e outros sete não estavam presentes no plenário.

O Repúdio

A Nota de Repúdio condena a cena exibida no primeiro capítulo de Babilônia, em que as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, ambas com 85 anos de idade, protagonizam um beijo gay. O deputado diz ainda que a novela "tem clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios".

De acordo com a nota, a telenovela mostra "...cenas explícitas de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, cenas que tem como única finalidade afrontar os princípios da família tradicional".

Votos

Votaram a favor do repúdio os deputados Eli Borges, Osires Damaso (DEM), José Bonifácio (PR), Nilton Franco (PMDB), Valderez Castelo Branco (PP), Rocha Miranda (PMDB), Valdemar Júnior (PSD), Vilmar de Oliveira (SD), Eduardo do Dertins (PPS), Mauro Carlesse, Wanderlei Barbosa (SD), Amélio (SD). Votaram contra Ze Roberto (PT) e Eduardo Siqueira (PTB) e se abstiveram de votar Paulo Mourão (PT), Elenil da Penha (PMDB) e Olyntho Neto (PSDB).

Outros seis parlamentares não estavam no plenário no momento da votação: Amália Santana (PT), Luana Ribeiro (PR), Ricardo Ayres (PSB), Junior Evangelista (PRTB), Cleiton Cardoso (PSL), Jorge Frederico (SD) e Toinho Adrade (PSD).

Leia na íntegra a nota da OAB-TO:

"NOTA

O presidente da Comissão de Igualdade da OAB/TO, Silvanio Mota, repudia e acha desproposital a Nota de Repúdio aprovada na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Tocantins, repudiando o beijo protagonizado por casal lésbico na telenovela Babilônia da TV Globo.

É um despropósito, porque temas importantes para apreciação e debate dos nobres parlamentares não faltam, como o problema grave na saúde, segurança pública, etc.

A OAB/TO, além de suas prerrogativas, luta por uma sociedade igualitária e justa, com respeito aos direitos humanos e à cidadania, inclusive das pessoas LGBT.

Afinal, o que pode haver mais em um beijo, senão afeto?

Palmas-TO, 27 de março de 2015.

Silvanio Mota

Presidente da Comissão de Igualdade da OAB/TO"