Com o objetivo de resgatar a memória do patrimônio cultural de setores da cidade, a Prefeitura de Araguaína desenvolverá o Programa Mais Cultura na Escola, com o tema Resgatando e Construindo a Identidade Local. O lançamento oficial do programa acontecerá na Escola Municipal Cabo Luzimar Machado, no Setor Ponte, às 18h desta terça-feira, 31, com uma vasta programação cultural.

No evento de lançamento haverá apresentações musicais, depoimentos de artistas e moradores do setor e show com a dupla sertaneja Felipe e Matheus. “Buscar esse resgate é muito importante para nossos alunos, é manter viva na memória deles histórias que muitos não tiveram a oportunidade de ouvirem de seus parentes", destacou a coordenadora da escola, Maria Divina.

O Programa Mais Cultura na Escola será desenvolvido através de uma ação entre escola, comunidade, associação de moradores e órgãos governamentais e não-governamentais.

Ações

As atividades realizadas irão promover a integração entre o Projeto Político Pedagógico da escola e as experiências culturais e artísticas da comunidade. As ações visam a preservação e valorização do patrimônio cultural, além de pesquisas acerca da história do Setor Ponte, desde a sua criação até os dias atuais. Professores e alunos estarão valorizando as relações sociais e vivenciando experiências culturais da comunidade por um período de seis meses. O programa é uma parceria com os ministérios da Educação e Cultura e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Em Araguaína, além da Escola Cabo Luzimar Machado, a Escola Rural José Nogueira, no Povoado Rio Preto, também foi beneficiada com o programa. Ao todo, foram mais de cinco mil escolas selecionadas em todo o Brasil.

Programação:

18h – Abertura;

Apresentação de balé com alunos do 3º e 4º ano. (Responsável: Professora Zélia);

Apresentação de vídeo do MEC com depoimentos de artistas sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas;

Apresentação da música Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, com alunos do 3º e 4º ano.

Exposição das ações que serão desenvolvidas durante a execução do  programa e apresentação do artista responsável;

Exibição de vídeo com depoimentos de moradores da comunidade contando a história do Setor Ponte;

Apresentação do Coral “Encanto”, formado por alunos do 3º ao 5º ano;

Show com a dupla sertaneja Felipe e Matheus.