O lançamento da 15º edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi realizado hoje e 93% dos estandes já foram reservados. Este número, a menos de 40 dias para o evento, representa a consolidação da Feira como a maior do setor na região Amazônica e a 8ª maior Feira de Agronegócios do País. A Agrotins Brasil 2015 tem como tema a Cadeia Produtiva de Grãos, e ocorrerá entre os dias 5 e 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO -050.

Para o representante da Comagril, revendedora de tratores e implementos agrícolas, que participa da feira desde 2001, Cesar Stephanes, os preparativos para este ano estão a todo vapor. “Já estamos preparados para Agrotins deste ano, para nós é importante a participação pois sempre fechamos ótimos negócios”, afirmou.

Outra empresa que também aposta no sucesso da Agrotins é a Guarany, comercializadora de equipamentos manuais e portáteis para agricultura, que este ano participa pela segunda vez do evento. “Ano passado participamos com a intenção de conhecer a feira e voltaremos este ano porque atingimos resultados muitos bons. Na Agrotins conseguimos atingir bem o nosso público que são pequenos e médios produtores”, explicou o gerente José Alexandre.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Fernando Garcia foram disponibilizados 448 estandes entre a área aberta, área coberta, área vegetal, currais, piquetes e baias. “Nestes estandes temos mais de 500 expositores não só do Tocantins, mas de vários estados, que trazem inovações e o que há de melhor no mercado nacional para nossos produtores”, comentou Garcia.

Feira


O tema principal da Agrotins Brasil 2015 reflete o grande potencial para a produção de grãos do Estado. Ao contrário do cenário nacional que indica queda, o Estado apresenta um aumento de 11,5% na safra 2014/2015 com 3.751,14 mil toneladas, segundo o 6º Levantamento da Estimativa da Safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entre os destaques estão o aumento da área plantada de soja de 748,41 mil hectares para 817,61 mil e da elevação da produção de arroz irrigado, arroz cerqueiro, feijão e milho.

Regulamento

Informações como tipos de estandes, segurança e reservas estão acessíveis no site da Agrotins por meio do endereço: http://agrotins.to.gov.br/regulamento/.