Fernando Almeida

Estudantes do Colégio Pré-Universitário (CPU) de Araguaína fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 29. Além disso, eles recorreram ao Ministério Público Estadual (MPE) para tentar impedir o fechamento da unidade escolar, que está previsto para o dia 31 de dezembro deste ano.

O protesto começou em frente ao Colégio, em seguida os estudantes foram até ao Ministério Púbico de Araguaína. Em frente ao prédio, eles se aglomerarem e exibiram faixas pedindo a continuidade da escola tradicional de Araguaína.  Uma comissão formada por alunos foi recebida pelo promotor de Justiça Ricardo Alves Peres, que ouviu as reinvindicações. O caso será passado ao responsável pela Promotoria da Educação, Sidney Fiori.

O colégio tradicional, conveniado com o Estado, deve fechar as portas no dia 31 de dezembro deste ano.  Isso pelo fato do convênio terminar nesta data. Nas redes sociais, alunos, ex-alunos  estão indignados com  a situação do Colégio.

“Infelizmente é assim q é tratada a educação no nosso país. Os governantes prometem e não cumprem com sua palavra! Mas nós como alunos vamos lutar pelos nossos direitos e vamos lutar pelo CPU que é um colégio que tem um corpo docente excelente e vários projetos bacanas de ensino.  A educação é a nossa prioridade.” Postou a internauta  Yara Carvalho.

Histórico e excelentes resultados

O Colégio Pré-Universitário funciona há  34 anos e  conta atualmente  com cerca de 500 alunos, distribuídos  do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio. Já foi um dos maiores e respeitados da cidade, mas hoje corre o  sério risco  de perder aquilo que conquistou ao longo dos  anos, que é oferecer educação de qualidade.

Em toda a sua história, o Pré-Universitário logrou excelentes resultados em diversas avaliações. Em 2011, por exemplo, ficou entre os 20 colégios, públicos e particulares, que obtiveram as melhores notas do Tocantins no ENEM. Em Araguaína, ficou na 3ª colocação na rede pública e em 2012, foi 2º colocado na cidade.

Leia +

Escola pública tradicional de Araguaína, referência em bons resultados, fechará as portas após 30 anos