Fernando Almeida

Apesar de ter maioria na Câmara, o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PR) sofreu uma derrota em julho deste ano.  Na época, ele havia pedido autorização ao parlamento para contrair empréstimo de 20 milhões, mas, por um erro matemático, não conseguiu. Agora, cinco meses após tal derrota, o prefeito reformulou o Projeto e reenviou o mesmo pedido para reapreciação dos vereadores.

Conforme o Projeto de Lei 30/2014, o montante seria emprestado pelo Banco do Brasil. Já o destino seria a construção da Nova Prefeitura de Araguaína e realização de outras ações para modernizar a gestão pública. No entanto, no dia da votação (03/07/2014), a base aliada do prefeito cometeu um erro de cálculo que culminou na rejeição da matéria. Veja (Aqui)

Mudanças

Mas o prefeito Ronaldo Dimas se mostrou resignado para cumprir sua promessa de campanha e construir a nova sede da prefeitura. Ele reformulou o Projeto de Lei, que em linhas gerais traz três alterações. A primeira é a diminuição do valor em 200 mil reais, ficando em R$ 20,6 milhões ante R$ 20,8 milhões do primeiro PL. A segunda se refere à fonte do recurso, antes o empréstimo seria contraído junto ao Banco do Brasil, agora será com o BNDES.   Já a terceira, trata-se do detalhamento da aplicação dos recursos.

Na mensagem enviada à Câmara ( D.O nº 608), Dimas mencionava que o montante de 20,8 milhões seria gasto na modernização da gestão pública e nominava 11 projetos. Porém, não detalhava quanto custaria cada um deles.  Entre as ações, estavam a construção da nova sede da prefeitura e a reforma do prédio da Secretaria Municipal da Fazenda, mas sem citar valor.

Detalhes dos gastos

Já a mensagem reenviada à Câmara,  conforme Diário Oficial (nº730) do dia 28 de novembro, consta oito ações, três a menos que o PL anterior. No entanto, agora especifica o quanto custará cada investimento.  Serão aplicados  11.468.046 (49% do total) na construção do novo Centro Administrativo. Desta vez, a reforma da Sefaz não foi incluída. Veja os outros gastos (Aqui). A contrapartida da prefeitura é de 10%, cerca de R$ 2.296.200,00.