Ramila Macedo

O prefeito Ronaldo Dimas sancionou nesta terça-feira, 16, a Lei nº 2926 que autoriza a prefeitura de Araguaína a contrair empréstimo de até 20,8 milhões de reais junto ao BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento). Metade do crédito será para construir a nova sede da prefeitura e a outra parte para concretizar sete ações do projeto Araguaína Conectada.

O Projeto de Lei tramitava na Câmara desde o mês de julho de 2014, mas foi rejeitada. Cinco meses depois, Dimas o modificou e o reenviou à Casa de Leis no final de novembro, e finalmente foi aprovada pelos vereadores no início de dezembro.

Aplicação dos recursos

Segundo o Diário Oficial (nº730), com o crédito o município planeja aplicar 11.468.046 (49% do total) na construção do novo Centro Administrativo (sede da prefeitura). A outra metade será investida na implantação do projeto Araguaína Conectada, que reúne sete programas de modernização na gestão pública. Entre as ações, prevê instalação de 60 câmeras para monitorar o centro comercial e disponibilização de internet (Wifi) gratuita em sete praças.

Mudança de discurso

A nova sede a prefeitura e o projeto Araguaína Conectada estão orçados em 22 milhões. A contrapartida da prefeitura será de 10%, cerca de R$ 2.296.200,00.  No inicio da gestão, Dimas pretendia construir a nova sede da prefeitura com dinheiro da venda de lotes no entorno e sairia a custo zero para os cofres públicos. Mas, com a mudança de discurso, a obra custará as cifras de 11,4 milhões. 

Saiba+

» Com mudança de estratégia, nova sede da prefeitura sai de custo zero a 11 mi

» Conheça os 7 programas de modernização da cidade previstos no Araguaína Conectada

» Dimas reenvia à Câmara pedido para contrair empréstimo de 20,6 milhões; 49% será para nova sede da prefeitura 

»Segundo Dimas, com nova sede da prefeitura economizará 1 milhão em aluguel