Dos três candidatos principais a governador do Estado, o candidato Marcelo Miranda (PMDB), da coligação “A experiência faz a mudança”, é o único que ainda não colocou a campanha nas ruas. Os candidatos Ataídes Oliveira, do Pros, e o governador Sandoval Cardoso, do SD, já estão com suas equipes estruturadas e em franco pedido de votos.

A demora em por o time em campo na candidatura do peemedebista tem aumentado as dúvidas nos eleitores e também em parte da militância sobre a elegibilidade de Marcelo. O eleitor que acompanha o noticiário político observa a guerra judicial que a equipe jurídica de Marcelo trava contra a Assembleia Legislativa, para manter a decisão liminar que suspende a rejeição de suas contas de 2009. Decisão que pode ser revogada pelo Pleno do Tribunal de Justiça. 

Fora isso, até que o Tribunal Regional Eleitoral julgue o seu pedido de registro de candidatura,  ainda persiste a dúvida sobre os efeitos da cassação de Marcelo Miranda em 2009. A defesa do candidato aposta suas fichas numa decisão da ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral, sobre um caso semelhante ao de Marcelo, de que o prazo de inelegibilidade deve ter início na data da eleição questionada, não no registro de candidatura, como sustenta o Ministério Público Eleitoral.

Marcelo Miranda ainda não tem uma estrutura de comunicação em torno de si. A imprensa tem recebido material de comunicação principalmente da senadora Kátia Abreu, candidata à reeleição e no comando da Comissão Interventora do PMDB. Na internet, existe ações do candidato a vice-governador na chapa de Miranda, Marcelo Lélis (PV). Mas ainda não foi divulgado quem cuidará da estrutura de palco, tendas, cabos eleitorais. Material gráfico é outro item que ainda não se vê nas ruas.

O ex-governador afirmou nesta quinta-feira, 24, à jornalista Roberta Tum, que a área jurídica da campanha, uma das que terá mais trabalho na corrida eleitoral, ficará com os advogados Sérgio do Vale, Solano Donato e Ângela Marquez. O marketing está por conta do publicitário Marcus Vinícius. A parte financeira estará sob o comando de Luiz Antônio da Rocha, ex-chefe de Gabinete de Marcelo, e a administrativa de Iraceles Santiago Pereira. “Estaremos com a campanha na rua, com tudo no lugar e seus respectivos coordenadores definidos, na primeira semana de agosto”, prometeu Marcelo 

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Marcelo trabalha para que a demora em estar na rua pedindo voto, no corpo a copo, não aumente a instabilidade me torno da candidatura.