Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Desde o início de 2012, quando o Lago Azul foi esvaziado, há uma quebra de braço entre prefeitura de Araguaína e a empresa Alvorada Energia para saber quem é o responsável pela limpeza. Mas como nunca houve um vencedor, o reservatório foi reenchido parcialmente neste inicio de fevereiro sem a devida limpeza.

Sujeira

Ao visitar as margens do Lago Azul, Cartão Postal de Araguaína, verifica-se que o lixo acumulado durante o período em que esteve vazio não foi retirado totalmente. Há garrafas pet, galhos e troncos de árvores.  Possivelmente boa parte deste material veio de 13 córregos afluentes do Rio Lontra, próximo ao reservatório. Também, nem toda sujeira foi retirada no período em que esteve vazio. Atualmente o nível da água já encobriu considerável parte da vegetação.

Apesar dos transtornos ao longo dos três anos, nenhuma ONG que defende o Meio Ambiente fez protesto. Apenas se apresentam como parceiras do projeto de revitalização.  Agora, após o lago parcialmente cheio, uma força tarefa, incluindo trabalho voluntário, é organizada para fazer a limpeza do Lago.

Força tarefa

Segundo definido numa reunião na Aciara no ultimo dia 26, um mutirão − incluindo prefeitura, Alvorada, ONGs e comunidade − acontecerá no próximo dia 7 de março para a retirada do lixo flutuante no Lago. E também a realização projetos de conscientização ambiental da comunidade. Ainda  conforme divulgado,  as equipes contarão com seis caiaques e 12 barcos para a recolha do lixo, dois caminhões para o transporte dos resíduos até o aterro sanitário da cidade, além de equipamentos como luvas, botas e sacos de lixo.  Já no dia 28, a empresa Alvorada Energia, responsável pela Hidrelétrica de Corujão, fará uma vistoria no reservatório.

O outro lado

Em nota, a prefeitura disse que a revitalização do Lago, em conjunto com parceiros, vem ocorrendo desde outubro de 2014, com ações de roçagem com tratores e frentes de limpeza no interior do reservatório.  Também adiantou que a Comissão Lago Mais Azul intensificará as campanhas de preservação e educação ambiental. Apesar de informar que houve melhora significativa,  admitiu que muito ainda precisa ser feito.  O AN entrou em contato com a empresa Alvorada, mas esta não respondeu aos questionamentos.

Lago Azul
As equipes de limpeza contarão com seis caiaques e 12 barcos para a recolha do lixo. (Foto: Fernando Almeida)