Com a conquista, a equipe vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

O União Atlético Clube, time sediado em Araguaína, conquistou o título do Campeonato Tocantinense 2024, no último sábado, 7 de abril, no estádio Mirandão, depois da vitória de 2 a 1 contra o Tocantinópolis. No primeiro jogo da final, no Bico do Papagaio, o União também venceu pelo mesmo placar. Esse é o segundo título estadual do time, que foi campeão pela primeira vez em 1994.

O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou todo o jogo ao lado da torcida e celebrou mais um título estadual para a cidade. “Eu quero parabenizar os dois times da nossa cidade, Tourão e União, pelo ótimo desempenho no campeonato, por terem chegado tão longe. Fico feliz em ver Araguaína crescendo no futebol profissional, com duas grandes equipes representando tão bem a nossa força no Tocantins. É motivo de muito orgulho nossa cidade conquistar mais um campeonato”.

Torcedor do Treze Futebol Clube, de Campina Grande, na Paraíba, o empresário Joseli Paulino mora há 26 anos em Araguaína e divide o coração entre o time da terra natal e os da cidade. Durante muitos anos, ele vibrou com o Araguaína Futebol e Regatas, o Tourão do Norte, mas na final ele abraçou o União.

“Eu sou um torcedor de Araguaína e o União hoje representou nossa cidade na final. E eu acredito que estamos todos felizes porque a taça voltou para cá”, comemorou Joseli.

O jogo

O empate seria o suficiente para dar o título para o União, mas o Tocantinópolis saiu na frente e abriu o placar no final do primeiro tempo do jogo com um gol de pênalti de Daniel Barros. Já no começo do segundo tempo, o União empatou o jogo com um gol de Matheus. Faltando 15 minutos para terminar a partida, Felipe marcou e virou o placar para o time araguainense, garantindo a vitória e o título.

O técnico do União, Luiz Caros Prima, exaltou o título da equipe 30 anos depois do primeiro, o trabalho intenso na montagem do elenco e preparação da equipe, inclusive com reforços de dois jogadores colombianos. E fez questão de destacar que a conquista do Tocantinense 2024 é um mérito para a cidade.

“Araguaína precisa ter orgulho disso e eu tenho muito orgulho da cidade, porque ela abraçou o União. E vimos aqui não só torcida do União, mas do Tourão também. Eu acho que nós temos que enaltecer essa vitória. No ano que vem, times grandes do Brasil virão jogar aqui em Araguaína pela Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Verde, e isso é maravilhoso”, ressaltou o técnico.

Araguaína no Tocantinense

Dos quatro times classificados para as semifinais do estadual, dois foram da cidade, Araguaína Futebol e Regatas, o Tourão do Norte, e o União Atlético Clube, que se enfrentaram na semifinal, empatando as duas partidas e com vitória do União nos pênaltis. Agora as equipes araguainenses estão empatadas no número de títulos: dois para o União (1994 e 2024) e dois para o Tourão (2006 e 2009).

Campanha do título

O União fez a melhor campanha do Tocantinense 2024, com 90% de aproveitamento, sete jogos, seis vitórias e apenas um empate, cinco ponto à frente do segundo colocado na tabela. Na fase classificatória, o time marcou 10 gols e sofreu apenas 1, o melhor desempenho entre todos os times do estadual. O União também foi o único invicto, sem nenhuma derrota.

Conhecido pela torcida como Guerreiro do Norte, o time foi fundado em 1992 e disputou quatro edições do Campeonato Tocantinense (1993 a 1996), sendo campeão em 1994. Em 1995, foi vencedor da Copa Tocantins.

Em 1997, o time suspendeu as atividades e retornou em 2009, disputando a segunda divisão do Campeonato Tocantinense. Em 2020, 11 anos após a última participação no estadual, o União foi transferido para a cidade de Carmolândia e novamente disputou a segunda divisão, sagrando-se campeão. Em 2021, o time retornou para Araguaína e também para a Primeira Divisão, chegando à semifinal e conquistando o terceiro lugar no campeonato.