A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou estudo sobre a estimativa da safra brasileira 2013/2014. O levantamento foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra um aumento na produção agrícola brasileira. Para o Tocantins, a estimativa é que a safra 13/14 tenha um aumento de 11% com relação à anterior, com destaque para a produção de soja. 

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a crescente produtiva pela qual o Tocantins vem passado nos últimos anos é baseada em ações coordenadas de incentivo, além da estabilidade pluviométrica do Estado.

Segundo a estimativa da Conab, a área plantada do Tocantins deverá crescer em torno de 11%, em comparação com o período 12/13.  Conforme a entidade, no ano passado o Tocantins cultivou grãos em uma área de 813,9 mil hectares e, para 2014, a estimativa é que sejam plantados mais de 903 mil hectares. Já em produção, o crescimento será ainda mais acentuado, chegando a 15,9% em relação à safra 2012/2013. A estimativa é que a produção suba das 2,6 milhões de toneladas registradas no ano passado, para pouco mais de 3 toneladas em 2014.

O destaque da produção agrícola do Estado mais uma vez é a soja. A oleaginosa vem sendo o principal foco da produção e da exportação tocantinenses e, para a safra 2013/2014, tudo indica que deverá permanecer como o carro-chefe da agricultura do Tocantins. Conforme os dados da Conab, a área plantada com o grão deverá aumentar em torno de 17,7% na safra atual, chegando a 650 mil hectares de terras cultivadas. Já a produção poderá aumentar em até 28,4%, atingindo a marca de 1,97 milhão de toneladas colhidas.

“Com relação a estes dados, nós acreditamos que é fruto de um trabalho consolidado dos últimos três anos, além do emprego de tecnologias, o aumento de 5% nos incentivos à produção, aliados à nossa estabilidade das chuvas. Nos últimos anos registramos incidências de chuvas em algum período em todas as regiões do Tocantins”, frisou o secretário da Agricultura e Pecuária.